Faculdade Maringá: Um centro de excelência em ensino jurídico

O MELHOR CORPO DOCENTE DA CIDADE E REGIÃO

O curso de direito da Faculdade Maringá, um dos mais tradicionais da cidade – desde 1999 – erigido sob a filosofia educacional de Amaury Antônio Meller e Elza Korneiczuk Meller – fundadores do Colégio Paraná – tem um objetivo firme e um compromisso constante: a formação para além do simples operador do direito, o que significa formar juristas, pensadores e críticos do direito.

Com isso, a estruturação acadêmica do curso de direito da Faculdade Maringá buscou ao longo dos anos em atividade cumprir seu compromisso de formar um espaço de formação acadêmica ímpar em um centro de excelência jurídica.

Acreditando, na contramão do mercado, em um ensino integralmente presencial, que tem como fórmula a proximidade e a figuração constante aos acadêmicos com os professores, diretoria, coordenação, secretaria e corpo técnico. O ambiente acadêmico desta instituição se faz um constante debate, num ambiente livre da produção intelectual. Isso porque, esta instituição entende que o pensamento jurídico se faz com presença e exercício acadêmico e olhar atento dos profissionais que a conduzem.

O método acadêmico se destaca no incentivo a pesquisa, não como mero efeito quantitativo, mas no local do debate acadêmico de qualidade, como por exemplo, em suas vinte e duas edições de seu tradicional simpósio jurídico que abre aos acadêmicos não só a oportunidade de ver grandes palestrantes de nome de relevância nacional e internacional, mas também com GTs aos acadêmicos, aberto a outras universidades e faculdades, possam pôr a prova sua excelência crítica do direito. Contando com grupos de pesquisa ativos, como “Direitos Fundamentais” liderado pelo Prof. Dr. Antônio Lorenzoni, “Direito e memória” liderado pelo Prof. Dr. Marcelo Augusto Pirateli, ou a “Rede Internacional de Estudos Schmittianos”, liderado, no campi da Faculdade Maringá, pelo Prof. Dr. Caio Henrique Lopes Ramiro. Da mesma forma a prática é exercitada com excelência, sendo a única instituição com um Núcleo Jurídico implementado dentro do Fórum do Juizado Especial em Maringá, bem como o Núcleo Jurídico “Herick Mardegan”, próximo à instituição, que dá aos acadêmicos uma experiência real da prática supervisionada por seus professores.

Chegando assim a seu corpo docente, comprometido, focado e de alto padrão. A Faculdade Maringá acredita na forma irrestrita da liberdade de cátedra, pois o direito se forma no debate aberto entre professores e alunos, e os professores devem se sentir seguros e motivados na produção intelectual, o que não é um desafio para esta instituição, uma vez que conta com o melhor corpo docente da região, o que faz a confiança ampla em seus profissionais.

O curso é coordenador por Fernando Rodrigues de Almeida, de dedicação exclusiva a academia, professor e pesquisador, que da graduação ao doutorado se preocupou com a visão crítica das Teorias do Direito e jusfilosofia, tendo uma visão de cuidado acadêmico e educacional do curso. Em seu corpo docente, plural nas carreiras jurídicas, para que possa dar aos acadêmicos a experiência necessária na compreensão jurídica, o curso conta com os Juízes Humberto Carapunarla, Nicola Frascati Junior, Siladelfo Rodrigues Da Silva e Willian Artur Pussi; com os Promotores de Justiça Wilson Euclides Guazzi Massali, Antonio Euris Boton Junior e José Lafaieti Barbosa Tourinho; Grandes nomes da advocacia como, Alessandro Severino Valler Zenni, Marice Taques, Bruno Grego Santos, Roberson Neri Costa, Antonio Lorenzoni Neto, Diogo Valério Félix, Marcelo Dantas Lopes, Marcione Pereira Dos Santos, Paulo Roberto Monteiro Do Prado e Rodolfo Grellet Teixeira Da Costa; servidores públicos como Juliane Aparecida Kerkhoff, Marcos Renato De Melo Freitas e Diego Fernandes Vieira; Acadêmicos-pesquisadores de dedicação exclusiva como Gustavo Noronha de Ávila, Caio Henrique Lopes Ramiro, Jaqueline Odorico Da Silva Tourinho, Claudia Regina Voroniuk, Debora Goeldner P. Oliveira, Luciane Pussi, Sabrina Medina Andreciolli e Tais Zanini De Sá Duarte Nunes; além de contar com profissionais interdisciplinares, como o historiador, psicólogo e doutor em educação Marcelo Augusto Pirateli, o Economista e pesquisador Mateus Ramalho Ribeiro da Fonseca, a pesquisadora em letras Silvia Regina Emiliano e a psicóloga e pesquisadora Roseli Melo Germano dos Santos. Tudo isso sob a direção geral do Professor Amaury Meller Filho, gestor que entende a realidade e as necessidades acadêmicas que incentiva e busca uma educação aos moldes idealizados pelos mantenedores.

É com isso que se pode observar o compromisso e o diferencial de um centro de excelência em formação jurídica que se faz a Faculdade Maringá, e mais do que os elementos apresentados, convida-se a todos a ir até a instituição, conhecer seus paradigmas, com acesso livre ao coordenador, diretor, e a toda equipe, será simples tirar suas próprias conclusões sobre a relevância, importância e assertividade de uma formação jurídica para além dos tecnicismos.