Nishimori se posiciona contra a importação de tilápia do Vietnã
Há algumas semanas o setor de pescados brasileiro se viu diante de um grande desafio, uma tratativa entre o presidente Lula e o governo do Vietnã sobre importação de Tilápia, algo completamente controverso, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores de tilápia do mundo.
O deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR), que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, já se posicionou contra estas tratativas e cobrou esclarecimentos por parte do Governo Federal, “um verdadeiro absurdo, visto que o Brasil vem se destacando, tanto na produção quanto na exportação de tilápia ao mundo, estamos trabalhando por políticas próprias para o setor, e agora, que estamos tendo resultado, aparece essa questão? Vamos continuar lutando e trabalhando por nossa produção”.
Em 2022, foram produzidas 550.060 toneladas de tilápias em águas brasileiras, volume que representa 63,93% da produção nacional de peixes de cultivo. O número é 3% maior que o alcançado em 2021 (534.005 toneladas), e a tendência é essa expansão continuar, segundo a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR). Brasil é quarto maior produtor de tilápia, com 8,4% do volume global.
Outra questão importante é de nível sanitário, uma vez que a produção nacional segue rigorosos padrões sanitários, “tive a oportunidade de visitar diversas plantas frigorificas de tilápias dentro do brasil e a qualidade e segurança alimentar de nossa produção é indiscutível”, finalizou Nishimori.
O Ministro da Agricultura, André de Paula, também se posicionou contrário a esta tratativa e afirmou que iria defender o setor junto ao Governo Federal, inclusive o Ministério da Agricultura Pecuária do Brasil divulgou nota técnica informando que não existem negociações comerciais neste sentido.