Colorado: Vereadora Karina Rafaine dá voz à luta contra a violência virtual
Procuradora da Mulher no Legislativo municipal, Karina promove discurso firme contra crimes digitais e violência psicológica, e fortalece articulação com rede estadual de proteção à mulher. Parlamentar inspira-se na trajetória da deputada estadual Cloara Pinheiro, uma das principais referências da causa no Paraná.
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Colorado, realizada em 7 de abril de 2025, a vereadora Karina Rafaine, atual Procuradora da Mulher, emocionou e impactou os presentes ao abordar uma das pautas mais urgentes e complexas da atualidade: os crimes de violência contra a mulher no ambiente digital e as graves consequências da violência psicológica. Em uma fala lúcida, sensível e juridicamente fundamentada, Karina Rafaine alertou para o crescimento de práticas criminosas como perseguição virtual (“stalking”), vazamento de imagens íntimas, ameaças, calúnias e difamações, que têm assolado principalmente mulheres, muitas vezes jovens e vulneráveis. “Esses atos são crimes e não podem ser minimizados. A violência psicológica, muitas vezes invisível, corrói a autoestima, causa traumas profundos e leva, em casos extremos, a consequências trágicas”, afirmou a vereadora durante sua fala.
A parlamentar destacou os avanços recentes no arcabouço jurídico brasileiro, citando a Lei nº 14.132/2021, que tipifica o crime de perseguição com pena de reclusão, e a Lei nº 14.643/2023, que endureceu a punição para crimes de violência praticados em ambiente virtual. A já consolidada Lei Maria da Penha também foi mencionada como instrumento essencial no reconhecimento da violência psicológica como forma de agressão.
Com coragem, Karina reforçou que o papel da Procuradoria da Mulher em Colorado vai muito além de discursos. Em sua gestão, a proposta é de intensificar campanhas educativas nas escolas, promover rodas de conversa com a comunidade e articular parcerias com delegacias especializadas e instituições de apoio. “Precisamos agir com firmeza para proteger aquelas que sofrem caladas. Meu mandato está à disposição de todas as mulheres que precisam de apoio, orientação e encaminhamento”, declarou.
Esse tipo de atuação política conectada à realidade e sensível às necessidades sociais tem sido um diferencial de Karina Rafaine desde que assumiu o cargo. Técnica em enfermagem e profissional da saúde com forte atuação comunitária, Karina carrega um olhar humano e um senso de justiça social que hoje se traduz em políticas públicas, projetos e ações afirmativas.
Durante seu discurso, Karina fez questão de render homenagens à deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), atual Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná. Cloara é uma das principais referências da causa no estado, e sua atuação tem servido como fonte de inspiração para vereadoras de diversos municípios.
Eleita em 2022 com mais de 35 mil votos, sendo a deputada mais votada de Londrina, Cloara construiu uma trajetória de comprometimento com as causas sociais. Natural de Curitiba, radicada em Londrina, ela atuou por 17 anos como assistente social e apresentadora de televisão, aproximando-se de pautas como a inclusão de pessoas com deficiência, combate ao câncer, valorização da mulher, proteção à infância e ao idoso.
Atualmente, Cloara é vice-presidente da Comissão de Cultura e integra também as comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, Igualdade Racial, Saúde Pública e Relações Federadas. Mas é como Procuradora da Mulher que ela tem se notabilizado, coordenando uma verdadeira revolução silenciosa: a ampliação da presença da Procuradoria nos legislativos municipais. Somente no Paraná, já são mais de 170 procuradorias da mulher instaladas, fruto de articulações lideradas por Cloara.
“Cloara tem sido uma referência não apenas para mim, mas para todas as mulheres que acreditam em uma política que acolhe, protege e transforma vidas. A sua força me inspira diariamente a atuar com seriedade e empatia, e a transformar dor em esperança”, disse Karina Rafaine ao finalizar sua homenagem à deputada.
Colorado tem construído, ao longo dos últimos anos, uma rede sólida de mulheres que ocupam o espaço público com comprometimento e responsabilidade. Ao lado de Karina, a vereadora Alexandra Rosseto também integra a Procuradoria da Mulher e contribui ativamente com propostas e ações de valorização feminina.
A atual gestão sucede o trabalho desempenhado pela ex-vereadora Kelly Dimartini, que foi pioneira na condução da Procuradoria da Mulher no município. Kelly deixou um legado de sensibilidade, escuta ativa e articulação institucional, consolidando as bases para que Karina e Alexandra pudessem seguir avançando.
O enfrentamento à violência de gênero, especialmente no ambiente digital, é uma das maiores urgências sociais da atualidade. Os dados não mentem: o Brasil é um dos países com maior número de casos de violência contra a mulher no mundo, e a internet tem se tornado um novo palco de agressões silenciosas, que não deixam marcas visíveis, mas ferem profundamente.
Nesse contexto, a atuação da vereadora Karina Rafaine é exemplo de como o poder legislativo municipal pode ser um instrumento eficaz na transformação social. E, ao reconhecer em figuras como Cloara Pinheiro, um modelo de inspiração e coragem, Karina reforça o poder da representatividade, da empatia e da política feita com propósito.
Mais do que discursos, Colorado hoje tem vereadoras que agem, que ouvem, que protegem. E esse movimento precisa ecoar. Porque, como bem disse Karina: “Proteger as mulheres é também proteger a dignidade, a liberdade e o futuro da nossa sociedade”.