A Campanha é realizada anualmente, do dia 20 de novembro ao dia 10 de dezembro, conforme o artigo 215 de Código Estadual da Mulher Paranaense. Foto: Orlando Kissner/Alep

21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher: luzes laranjas iluminam a Assembleia em alusão à campanha

Por Assessoria Parlamentar

A partir desta quarta-feira (20) a Assembleia Legislativa do Paraná estará iluminada na cor laranja, um pedido da Deputada e Procuradora da Mulher Cloara Pinheiro em alusão aos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

A Campanha é realizada anualmente, do dia 20 de novembro ao dia 10 de dezembro, conforme o artigo 215 de Código Estadual da Mulher Paranaense, e visa combater a violência de gênero e promover a conscientização sobre o tema. Neste ano, a campanha será realizada pela Procuradoria de forma online: durante os 21 dias, postagens nas redes sociais sobre os temas a serem debatidos serão compartilhados por todas as Procuradorias do Estado.

A iniciativa parte da campanha mundial que dura 16 dias, mas no Brasil contemplamos o Dia da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra. Visando combater todos os tipos de violência contra a mulher, diversos assuntos como violência sexual, psicológica e obstétrica, impactos na primeira infância e capacitação de magistrados serão abordados durante a campanha.

A Procuradoria Especial da Mulher na Casa atua para que a conscientização, resultando em prevenção, seja realizada com frequência em todos os temas pertinentes aos direitos da mulher. Os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher contribuem para representar esse compromisso.

“Pedimos que a Assembleia Legislativa iluminasse o prédio de laranja, porque essa é a cor mundial alusiva ao combate à violência doméstica. Nosso objetivo é conscientizar todas as pessoas que passam pela Casa durante a noite, para que vejam a iluminação e comecem a fazer parte dessa luta”, acrescenta Cloara Pinheiro.

É possível acessar os materiais entrando em contato com a Procuradoria da Mulher através do WhatsApp 41 3350-4030.