Ramon Pontin da Silva Junior, de Santa Fé para o Internacional de Porto Alegre
Por jornalista Marcelo Soares
Anote o nome completo desse garoto, Ramon Pontin da Silva Junior. Ele tem 10 anos de idade e já despontou como goleiro. Nascido na cidade de Santa Fé – PR, começou a treinar na escolinha do Guerra com apenas 5 anos. E nunca mais parou de jogar, o gosto e preferência pela posição de arqueiro logo foi notado e quis o destino o levar para o Internacional de Porto Alegre – RS.
A primeira pessoa a notar o talento do menino foi o professor de Educação Física e Personal Trainer, André Luiz da Silva, que logo entrou em contato com o professor Betinho para falar que “Ramonzinho” estava sobressaindo.
A partir daí, Betinho, que tem influência e muitos contatos no mundo do futebol, indicou o goleiro para fazer dois testes na capital paranaense, no conhecido Trieste Futebol Clube de Curitiba. Nessas avaliações ele foi escolhido pelos times do Flamengo (RJ) e Internacional (RS).
Depois de morar aproximadamente um mês em Curitiba decidiu defender as cores do Internacional de Porto Alegre. “A baixa temperatura no Rio Grande do Sul sem dúvida é um dos grandes desafios que enfrento, já que no noroeste do Paraná faz muito calor. Mas estou me adaptando e logo me acostumo com o clima de lá”, contou o garoto.
A distância dos amigos e familiares, principalmente da avó, é o mais difícil, disse o goleiro. São aproximadamente 1.200 quilômetros de distância entre Santa Fé – PR e Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Quem acompanha ele na capital gaúcha é a mãe Cinthia Floriano, que aposta todas as “fichas” no filho, que estuda de manhã e treina no período da tarde. O pai Ramon Pontin é motorista da Prefeitura de Santa Fé e por enquanto permanece longe do filho.
Diante das dificuldades do início de carreira de um menino que sonha ser um goleiro de renome, a família criou uma “vaquinha” online, onde aquele que sentir no coração possa fazer uma doação de qualquer valor para ajudar custear as despesas em Porto Alegre – RS. Basta acessar a página https://www.vakinha.com.br/2898392, intitulada “Colaboração com hospedagem do Ramonzinho”. Se preferir pode entrar em contato diretamente com o pai dele pelo telefone (43) 9 9990-7611
Vale ressaltar que a família precisa manter o garoto financeiramente até os 14 anos de idade, regras adotadas pelos grandes clubes de futebol no Brasil.
