Futebol feminino é plano estratégico de Ronaldo no Cruzeiro

Time reage na tabela do Brasileirão e fora de campo organiza estrutura profissional

Embora alguns clubes vejam o futebol feminino como obrigação e seguem torcendo o nariz para o investimento nas equipes, o Cruzeiro passou a incorporar de vez a modalidade, dentro do modelo de SAF liderado por Ronaldo Fenômeno.

A equipe feminina, que não figura grande campanha até aqui no atual Campeonato Brasileiro, conquistou a primeira vitória na competição fora de casa ao bater o Flamengo por 4 a 2, no Rio de Janeiro, e as comemorações da equipe vão além do resultado em campo.

No último mês, a diretoria do Cruzeiro colocou o time feminino entre um dos pilares da nova SAF, com investimentos para médio e a longo prazo. Ronaldo Fenômeno captou no mercado profissionais para gerenciar o projeto do futebol feminino, e, em breve, um novo nome será anunciado para o cargo executivo da modalidade. Logo de cara, e já fazendo parte desse trabalho, o primeiro passo foi organizar e uniformizar os contratos profissionais das atletas, envolvendo contratações com base em CLT e direitos de imagens. As jogadoras do Cruzeiro passam a ser profissionais reconhecidas em carteira de trabalho. Passo fundamental e importante para o fomento e a seguranças das atletas.

Um segundo momento foi levar as atletas para treinar na Toca da Raposa 1 e 2 (algo que não acontecia) e já integradas no processo macro de organização interligada com todos os demais setores do futebol da Raposa.

O time segue com a coordenação de Barbara Fonseca, e agora conta também com o trabalho da doutora e gerente de Saúde e Performance Natália Bittencourt, essa última que coordena e unifica toda metodologia de saúde de todas as categorias (masculina e feminina) para que todos tenham o mesmo nível de cuidado e acompanhamento. Natália foi a única profissional brasileira presente no Congresso técnico da FIFA neste ano. Pioneira na medicina esportiva, tem inúmeros artigos nas principais publicações no setor de saúde e perfomance esportiva. Uma craque fora das quatro linhas. Mais uma mulher na linha de frente em setores, até então, amplamente dominado por homens.

No mais, o técnico Felipe Freitas também agrada a diretoria e tem respaldo. Um treinador considerado moderno e focado em formação de atletas. Vive uma tentativa de modificação na mentalidade do futebol com o que me parece uma aposta de Ronaldo e seus diretores: a manutenção de treinadores, com continuidade para desenvolver o trabalho.