Cresol Pioneira divulga os contemplados do Fundo Social em 2025
O fundo social beneficiou mais de 500 mil pessoas e contemplou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Cresol Pioneira, uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, divulgou as entidades e projetos beneficiados pelo Fundo Social em 2025. Foram atendidos 253 projetos voltados para áreas essenciais como educação, cultura, saúde, meio ambiente, inclusão social e inclusão financeira, reforçando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades onde atua.
O Fundo Social foi criado em 2023 e no seu segundo ano de execução o investimento total ultrapassou a marca de R$ 4,1 milhões, atingindo diretamente mais de 500 mil pessoas que terão seus lares, escolas, associações e espaços públicos beneficiados com as ações apoiadas pela cooperativa.Estes projetos representam ações concretas de transformação social, promovendo melhorias na qualidade de vida, inclusão e crescimento econômico local, além de atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são um conjunto de 17 metas globais, integradas e interligadas, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente da Cresol Pioneira, Geraldo Maziero, destacou a relevância dessas iniciativas. “Nosso papel vai além de oferecer soluções financeiras; atuamos como agente de transformação nas comunidades, promovendo ações que fortalecem o protagonismo social e econômico, e contribuindo para comunidades mais justas e inclusivas. Este apoio e investimento refletem o compromisso de transformar vidas através do cooperativismo.” Destacou.
O diretor executivo, Edemar Vodzicki, reforçou a importância do papel das cooperativas no desenvolvimento regional. “As cooperativas são peças-chave no crescimento econômico local, sobretudo porque atendem às reais necessidades das pessoas e comunidades, promovendo inclusão, educação e sustentabilidade. E 2025 é um marco ainda mais especial, pois celebramos o Ano Internacional das Cooperativas de Crédito, reconhecendo o impacto positivo que estes modelos têm na sociedade.” Disse
A APAE de Paranacity, foi uma das entidades contempladas, com o projeto“Saúde, Conforto e Produtividade”, De acordo com a diretora Adriana Oliveira Geraldo, essa parceria representa muito mais do que melhorias nos nosso espaço. “Nossas salas de aula vinham enfrentando grandes desafios com as altas temperaturas da região, comprometendo o conforto e, muitas vezes, o rendimento das atividades. Agora, com esse apoio, abrimos caminho para uma mudança concreta na vida de 141 atendidos — entre crianças, adolescentes, adultos e idosos”. Destacou
Outro projeto selecionado foi o projeto “Nossa Cozinha”, desenvolvido pela Ninho da Águia de Nova Esperança, entidade que atende crianças em vulnerabilidade social com idade entre 06 e 16 anos.
De acordo com a coordenadora geral, Erika Regiani, o projeto permitiu a aquisição de eletrodomésticos, garantindo que cada refeição seja preparada com mais dignidade, segurança, transformando o espaço de preparo dos alimentos em um ambiente de cuidado e bem-estar.