Com Indicação Geográfica inédita no Brasil, Paranacity caminha para receber título de Capital Estadual do Urucum
O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) é autor do Projeto de Lei 407/2024, que propõe conceder ao município de Paranacity o título de Capital Estadual do Urucum. A iniciativa ganha ainda mais força em um momento especial para a cidade, que acaba de conquistar o registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), para o urucum cultivado na região, a primeira do Brasil voltada exclusivamente para o fruto.
O projeto, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, consolida a ligação histórica e produtiva de Paranacity com o urucum. Mais do que uma homenagem, a medida projeta a cidade no cenário estadual e nacional, reforça a confiança na qualidade do que é produzido localmente e contribui para a abertura de novos mercados.
Com isso, os produtores ganham visibilidade, valorização e mais oportunidades para investir, crescer e inovar. “É um reconhecimento à dedicação dos agricultores e ao potencial do município de Paranacity como uma referência na produção de qualidade do urucum”, destacou Anibelli Neto.