Secretaria de Saúde de Santa Fé auxilia no resgate e ajuda a salvar vida de caçador

Por jornalista Marcelo Sores

Dedicação, empenho e profissionalismo fazem parte da equipe santafeense. O município conta com pronto atendimento 24 horas

A saúde e o bem estar de uma pessoa é primordial. Sem dúvida alguma a Secretaria de Saúde do município de Santa Fé está bem neste quesito. Uma das ocorrências feitas pela equipe de Santa Fé, no feriado de 02 de novembro, chamou a atenção dos moradores da cidade e principalmente do Paraná. A notícia foi veiculada pelos principais veículos de comunicação do estado.

O jovem André Junior, 26 anos de idade, estava caçando em uma mata fechada, na Fazenda Santa Virginia, em Santa Fé. Por volta das 11h ele caiu em cima de uma estaca de árvore, que cortou o pescoço e atingiu uma importante artéria. Vale lembrar que o caçador  tem porte de arma e autorização para esta prática esportiva.

A equipe da Secretaria de Saúde de Santa Fé foi acionada por volta do meio dia. A técnica de enfermagem Lucineia Silva e o motorista Valdemir Zamboni (popular Mi), foram os primeiros a chegar no local. A primeira coisa que a técnica de enfermagem Lucineia fez foi estancar o sangramento do caçador. Em seguida ela fez uma punção venosa e hidratou a vítima.

O trabalho da Secretária de Saúde do município de Santa Fé, Alessandra Zacarias, foi primordial para salvar a vida do rapaz. Ela entrou em contato com o SAMU Aéreo, que se deslocou até o local que estava a ambulância. Alessandra utilizou o próprio carro para buscar ajuda de homens que pudessem locomover a vítima, pois o lugar era de difícil acesso.

A equipe de saúde de Santa Fé adentrou aproximadamente 1 km na mata fechada. O paciente perdeu cerca de 3 litros e meio de sangue.

Vale lembrar que é a primeira vez que a equipe do Samu Aéreo realiza com sucesso uma transfusão de sangue no local do acidente, pois se trata de um método inovador.

Equipe de Secretaria de Saúde de Santa Fé e o Samu Aéreo no atendimento à vítima

 

Técnica de enfermagem Lucineia Silva e o motorista Mi

 

A técnica de enfermagem Lucineia Silva e o motorista Mi,

adentraram aproximadamente 1 km na mata.