Cícero Aparecido da Silva, de Londrina, fez parte da equipe de arbitragem na Fase Macrorregional, em Marumbi.

Tecnologia auxilia a arbitragem durante a Fase Macrorregional em Marumbi

Por Marcelo Soares da Silva

A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e na realização dos Jogos Escolares do Paraná no Futebol, em Marumbi, não foi diferente. A equipe de arbitragem, da cidade de Londrina, utilizou aparelhos de walk tok (rádio comunicador) nas partidas de futebol.

Os juízes assistentes (bandeirinhas) têm a função de auxiliar o árbitro e devem indicar quando a bola está fora do jogo, qual equipe deve fazer o arremesso lateral e quando um jogador está em posição de impedimento.

O árbitro Cícero Aparecido da Silva explica que a comunicação por meio do walk tok  ajuda muito. “A tomada de decisão para apitar um pênalti, por exemplo, é muito rápida e a tecnologia veio para nos auxiliar”, ressalta.

“Muitas vezes o trabalho dos árbitros passa despercebido durante uma partida de futebol. São eles os responsáveis por conduzir o jogo, advertir verbalmente os atletas e técnicos e aplicar cartões amarelo ou vermelho”, enfatiza o árbitro Cícero.

A competência da arbitragem é de fundamental importância para uma competição de envergadura como a Fase Macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná no Futebol. Em Marumbi a equipe de arbitragem foi liderada pelo professor Antonio Morais, da cidade de Londrina. “Trouxemos profissionais munidos de muita experiência e bagagem, que conduziram as partidas com maestria”, ressaltou o professor Morais.

A Fase Macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná no Futebol, em Marumbi, aconteceu de 23 a 25 de setembro e contou com a participação de 14 equipes do masculino e feminino, com idade de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Os times classificados disputarão a Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná, que acontecerá em Lapa entre os dias 11 a 16 de outubro deste ano.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento está sendo sediado pela Prefeitura Municipal de Marumbi e conta com o fundamental apoio da Prefeitura de Kaloré e dos Núcleos Regionais de Educação.

Em Marumbi a equipe de arbitragem foi liderada pelo professor Antonio Morais, da cidade de Londrina.