Atletas da Escola Estadual Indígena Cacique Kaekchot, de Manoel Ribas. Foto: Marcelo Soares.

Atletas indígenas participam da Fase Regional do 68º Jogos Escolares do Paraná em Jardim Alegre

As comunidades nascem expressando a língua Kaingang e no decorrer do tempo aprendem o português. Dentro das quatro linhas eles se comunicam no seu próprio dialeto   

Por: Marcelo Soares da Silva

Os atletas da aldeia indígena Ivaí (Manoel Ribas – PR) e da terra indígena Faxinal (Cândido de Abreu – PR), chamam a atenção pelo carisma e simplicidade nesta edição dos Jogos Escolares no município de Jardim Alegre.

A zagueira Michele Panto, moradora de Manoel Ribas, tem uma habilidade inata e consegue encantar e fascinar as outras pessoas pela sua forma de ser e agir. Com apenas 15 anos de idade ela disse que é apaixonada pelo futebol de campo e afirma jogar desde criança. É a segunda vez que ela participa dos jogos escolares.

Aluna do nono ano da Escola Estadual Indígena Cacique Kaekchot, Michele está acompanhada do esposo Andrelino Nivaia, (16), que também joga pela mesma escola. É comum os índios se casarem na juventude, disse a Professora de Educação Física, Bruna dos Santos Rodrigues de Oliveira, que cuida das meninas no feminino A, de 15 a 17 anos.

A diretora da Escola Cacique Kaekchot, Gisele Meurer, enfatizou que a escola atende do pré ao ensino médio, com 825 matrículas.

Sobre a aldeia indígena Ivaí, localizada no município de Manoel Ribas – PR

A Aldeia Ivaí é formada por indígenas da etnia Caingangue (Kaingang). Apesar da área indígena estar em maior parte no município de Pitanga, a aldeia pertence ao município de Manoel Ribas. O local atualmente conta com aproximadamente 2.600 mil indígenas.

Sobre a terra indígena Faxinal, localizada no município de Cândido de Abreu  – PR

A terra indígena Faxinal também é formada por pessoas da etnia Caingangue (Kaingang) e pertence a Cândido de Abreu. O local atualmente conta com 900 indígenas.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com o fundamental apoio dos Núcleos Regionais de Educação e da Prefeitura Municipal de Jardim Alegre.

Apesar de serem jovens, Andrelino Nivaia e Michele Panto, dividem as responsabilidades de marido e mulher e se divertem nos jogos escolares na cidade de Jardim Alegre.