Nishimori acompanha embaixador do Japão em visita oficial ao Paraná

O parlamentar está trabalhando para promover o mercado de carne suína paranaense no hall de exportações para o Japão.

O deputado federal Luiz Nishimori  acompanhou o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, em sua primeira oficial visita oficial ao Paraná.

Entre outros compromissos, estiveram em audiência com o governador, Ratinho Júnior, com o prefeito, Rafael Greca, e visitaram a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, instituições e associações nipo-brasileiras.

Duas das pautas mais importantes foram a questão de exportação de carne suína paranaense e projetos de cooperação para o meio ambiente. O Brasil e o Japão possuem fortes laços de amizade que já perduram há quase 130 anos, a partir da assinatura do Tratado de Amizade Comércio e Navegação.

Nishimori é conhecido por seu trabalho na área das relações exteriores junto ao Grupo Parlamentar Brasil-Japão. O deputado é responsável por chefiar as Missões Econômicas e Diplomáticas entre os dois países, que têm gerado inúmeros projetos e intercâmbios econômico, empresarial e educacional.

Hoje, o Japão é um dos maiores importadores da carne de frango do Paraná e absorve 70% da exportação de suco do estado.

“Sempre afirmo que temos uma parceria de grande sucesso e uma relação comercial bem consolidada. Agora, estamos trabalhando para o acordo de livre comércio e também para promover nossas frutas tropicais e carne suína para o mercado japonês”, disse o parlamentar.

O embaixador reforçou que o Japão é um grande consumidor da carne de frango paranaense e acrescentou que, para a importação da carne suína, ainda faltam alguns ajustes. “Sabemos do potencial da carne suína no mercado japonês, mas ainda é preciso avançar nesses acordos. Uma vez resolvidas as questões técnicas, temos grandes possibilidades de expandir essa importação do Brasil”, concluiu.

As negociações ganharam fôlego em 2021, quando o Paraná recebeu da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Desde então, o deputado Nishimori, em conjunto com os governos federal e estadual, intensificou os trabalhos para concretizar a parceria.